01 - Raul Seixas era baiano como Dorival Caymmi, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Pitty e tantos outros. Nasceu na cidade de Salvador em 28 de junho de 1 945, filho de Raul Varella Seixas e Maria Eugênia Seixas.
02 - Alguns fãs, site e biógrafos de Raul contam que ele escreveu a música Metamorfose Ambulante aos 12 anos de idade.
03 - Pode-se dizer que as primeiras influências musicais de Raul Seixas vieram com certeza da música nordestina, especialmente o baião e o repente. Raul costumava ouvi-las nas viagens com o pai, que era inspetor de ferrovias.
04 - Antes de desejar se tornar cantor, o maior sonho do menino Raul era ser escritor. Ele gostava de criar textos, poesias e histórias em quadrinhos.
05 - O primeiro ídolo de Raul foi Luiz Gonzaga, o chamado Rei do Baião. Mas seu maior ídolo, o sujeito que influenciou sua vida para sempre, foi o Rei do Rock: Elvis Presley. Raul Seixas era “fã de carteirinha” de Elvis.
06 - O primeiro grupo musical do jovem Raul chamava-se Os Relâmpagos do Rock, chamado mais tarde de The Panthers e, em seguida, Raulzito e os Panteras.
07 - Um dos maiores incentivadores de Raul Seixas no início da carreira foi o cantor Jerri Adriani.
08 - Pouca gente sabe, mas o futuro Maluco Beleza produziu artistas e compôs músicas para a Jovem Guarda, entre elas Ainda Queima a Esperança, Tudo o Que é Bom Dura Pouco e Doce, Doce Amor.
09 - O primeiro registro fonográfico de Raul foi um disco de 78 RPM de 1 964. Continha as faixas Nanny e Coração Partido – versão brasileira de uma canção de Elvis Presley. O compacto nunca chegou a ser lançado.
10 - No final dos anos 1 960, Raul conheceu Mick Jagger, que o incentivou a cantar música africana (????).
11 - Em 1 972, ele participou do VII FIC (Festival Internacional da Canção) com duas músicas: Let me Sing, Let me Sing e Eu Sou Eu Nicuri é o Diabo.
12 - O disco que consagrou Raul Seixas, tornando-o um ídolo nacional foi Krig-ha Bandalo, de 1 973. Antes disso, ele gravou Raulzito e Os Panteras (1 968), Sociedade da Grã-Ordem Kavernista (1 971) e Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock (1 973).
13 - Falando nisso, Krig-ha Bandalo era uma espécie de grito de guerra do herói dos quadrinhos Tarzan – criação de Edgar Rice Burroughs -, indicando que os inimigos estão chegando.
14 - O vinil Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock foi na verdade um disco com covers de grandes cantores do rock interpretados por Raul, entre os quais estavam: Neil Sedaka, Little Richards e os brasileiros Celly Campello e Roberto Carlos.
15 - A parceria com o hoje escritor Paulo Coelho começou no início da década de 1 970 (mais propriamente 1 973). Juntos, Raul e Paulo compuseram Al Capone, Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás, Sociedade Alternativa, Gita, A Maça e Tente Outra Vez.
16 - Em 1 974, Raul foi preso e torturado no DOPS (o temível departamento de ordem pública do governo militar) por divulgar, juntamente com o amigo Paulo Coelho, a “Sociedade Alternativa”. De acordo com seus biógrafos e fãs, a tal Sociedade Alternativa (que nem Raul sabia explicar exatamente o que era), foi inspirada nas ideias do místico Aleister Crowley. Para quem não sabe, é o mesmo místico que inspirou o roqueiro Ozzy Osbourne na música Mr. Crowley.
17 - À propósito, você sabia que Raul foi expulso do Brasil em 1 974 justamente por causa da Sociedade Alternativa? Para os órgãos de repressão da ditadura, ela era uma espécie de movimento contra o governo.
18 - As músicas Como Vovó Já Dizia foi recusada duas vezes pelos censores durante o regime militar.
19 - Gita é uma música baseada no Bhagavad-Gita, clássico religioso hindu. O Bhagavad-Gita é, na verdade, parte do épico Mahabarata, escrito no século IV a. C. Seu significado? Canção de Deus.
20 - A música Carimbador Maluco fez parte do musical infantil Plunct, Plact Zuuum, exibido pela Rede Globo em 1 983. Nele, Raul faz ponta como um carimbador que exige visto de um grupo de crianças que pretendem fazer uma viagem especial.
21 - Raul teve cinco esposas: Edith Wisner, Glória Vaquer, Tânia Mena Barreto, Lena Coutinho e Kika Seixas.
22 - Em 1 982, Raul foi preso na cidade Caieiras, Grande São Paulo, sob a acusação de ser um impostor. Ele estava bêbado e não tinha documentos e, por isso, nem os fãs, nem a polícia acreditaram que ele fosse ele mesmo.
23 - Em 1 985, Raul foi o pivô de um grande quebra-quebra na cidade de São Bernardo do Campo, onde devia fazer um show. A casa noturna Adrenalina vendeu centenas de ingressos mas, no dia, Raul não compareceu. Revoltados, os fãs depredaram o estabelecimento. A quebradeira foi tamanha que a casa nunca mais se recuperou, fechando as portas logo depois.
24 - Raul faleceu no dia 21 de agosto de 1 989, vítima de pancreatite. Ele foi internado várias vezes para tratar do problema do alcoolismo, mas sempre voltava a beber.
25 - A fama de Raul só cresceu depois de seu falecimento. Nos 20 anos da morte de Raul, milhares de fãs de todo o Brasil se reuniram no Centro de São Paulo para homenageá-lo. Aliás, essas reuniões são comuns, ocorrendo sempre na data da morte do cantor. E durante a Virada Cultural (evento com 24 horas de espetáculos) de 2 009, foi montado um palco na Estação da Luz só para a apresentação de covers do Maluco Beleza.
Fonte: http://www.maiscuriosidade.com.br/
Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário